+351 253 312 160 | geral@deliciasdotojal.com
Close
Rua do Tojal, 22 4730-121 Coucieiro - Vila Verde
351 253 312 160 geral@deliciasdotojal.com

Tudo começou com uma ideia, uma ideia de partilha e de desenvolvimento, uma ideia de qualidade, uma ideia de inovação e de cooperativismo.
Foi a ideia de um homem que tinha uma visão diferente da agricultura em Portugal, um homem que ousou trazer para Portugal fruteiras quando todos estavam dependentes dos cereais. Um homem que chegou a Portugal com kiwis, framboesas, mirtilos, groselhas, amoras e tantos outros frutos nas malas e que ousou experimentar.

Quando começaram a ver-se resultados a ideia cresceu, alastrou-se…
E, de repente, surgiam parceiros de todos os lados, e os frutos dessa ideia foram exportados, avaliados e apreciados.

A seriedade e os valores dessa ideia prevaleceram e conseguimos singrar, um grupo unido, funcionando como uma entidade só, impondo-se e inovando nos mercados internacionais.

Foi assim que se criou a Delicias do Tojal, sinónimo de qualidade, de sabor de seriedade e de valorização agrícola. Uma pequena parte de Portugal que viaja pelos mercados do mundo.

O NOSSO PERCURSO!

1982
Percursores em variadas culturas, iniciamos neste ano a experimentação do kiwi em Portugal.
1984
Rapidamente se seguiram as primeiras plantações em grande escala do kiwi.
1985
Com a ótima implantação e o grande potencial de mercado nacional, as plantações foram-se sucedendo e este ano marcou o regresso definitivo do fundador a Portugal com a compra de uma quinta de dimensões apreciáveis na zona de Vila Verde, distrito de Braga no norte de Portugal. Acompanhando as plantações fizemos um esforço de sensibilização de potenciais produtores locais para plantação de kiwi no sentido de melhorar e inovar um pouco a agricultura nacional e ganhar algum peso no mercado internacional. Sempre com o intuito de descobrir novos potenciais produtivos para a agricultura portuguesa fizemos as primeiras plantações de feijoa, novas variedades de castanha (marigould e marsol) e kiwi (alison, bruno e arguta), groselha, framboesa, amora e mirtilo (tendo neste momento plantas de vaccinium corymbosum das mais antigas da península ibérica em produção).
1990
Os aumentos significativos das quantidades de kiwi produzidas gerou a necessidade de criar uma estrutura de embalamento, calibragem e conservação o que levou a criação, em 1990, da empresa Delicias do Tojal Lda e de um armazém com linhas de calibragem e câmaras refrigeradas.
1995/96
Foram tempos difíceis, por causa de uma forte geada tardia perdemos a totalidade da produção de kiwis. Mas há males que vem por bem…
1996
Primeiras plantações em grande escala de
framboesa (3ha). Acompanhado por um
aumento significativo das áreas de mirtilo e
amora.
2001
Entrada da zona de produção e experiência da empresa e das unidades produtivas de vários colaboradores no modo de produção biológico, certificando assim o trabalho que já vinha sendo realizado desde 1996 de cultivar sem o uso de qualquer produto de síntese.
2011
Sentindo uma grande sede de conhecimentos da parte de um novo publico de jovens produtores e da parte de agricultores antigos com vontade de reconverter, fomos avassalados por pedidos de formação, o que nos obrigou a profissionalizar a formação, criando os workshops de iniciação e as formações práticas, uma nova forma de ensinar a agricultura, acompanhando cada aula com uma parte prática em campo. Criamos ainda neste ano o conceito de “campos chave na mão” assim como começamos as prestações de serviço em campo (podas, colheitas e manutenções). A cultura de qualidade, caraterizada por uma forte consciência ecológica que nos levava a utilizar quantidades mínimas de químicos, valorizando sempre o sabor acima da quantidade, o uso desde o começo de tecnologia de medição de açúcar na colheita do kiwi e a elevada mecanização das linhas de calibragem foram alguns dos factores com os quais contribuímos para o desenvolvimento do sector em Portugal. E foram também factores que nos facilitaram a entrada nos mercados internacionais sem ter de haver o minimo reajuste nos processos da empresa.
Phone: 351 253 312 160
Fax: +351 967 068 481
4730-121 Coucieiro - Vila Verde
Rua do Tojal, 22